Yoga 03

COMO PRATICAR A MEDITAÇÃO?

1 – Procure um lugar tranquilo para começar

Um ambiente calmo, confortável e de preferência com iluminação relaxante.

2 – Esteja só

Estamos sempre conectados, antes de começar a meditar, deixe de lado o computador, o celular e outros aparelhos eletrônicos, e aos poucos, se desligue do meio externo, mesmo que por alguns minutos.

3- Encontre uma posição confortável

A tradicional dos praticantes da filosofia Yoga e que utilizamos em nossa metodologia o Superioga e que utilizo é a SUKASANA (que esta na imagem deste post). O ideal é estar sentado e a dica é usar uma almofada firme para que te dê uma sensação de estabilidade.

4 – Preste atenção na sua respiração

A meditação também é um processo de você criar uma percepção da sua respiração, é sentir o ar entrando e saindo dos seus pulmões, por isso um dos pontos principais é realizar este processo lentamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca bem lentamente e de olhos fechados.

5 – Crie seu próprio mantra

Quem dispersa muito rápido, pode se beneficiar com a meditação guiada, que traz direção à prática. Você pode emitir sons que te acalmem, ou reproduzir sons que trazem energia de alívio, calma, alegria, amparo e ânimo. Se preferir crie uma frase que te incentive e inclusive você poderá utilizá-la também em momentos de dificuldades.

6 – E o mais importante de tudo: não desista e pratique

É necessário ter paciência e persistência. Vale a pena tranquilizar seus pensamentos para que estes não impeçam sua qualidade de vida e longevidade. Enfrente suas dificuldades focando a  mente no ganho que a meditação lhe trará futuramente.

Toda mudança requer um esforço maior inicial, mas com a mudança metabólica seu organismo lhe ajudará impulsionando através da sensação progressiva e agradável.

Esta técnica utilizo em meus atendimentos psicoterapêuticos e em minha rotina diária. É resultado garantido preventivo no controle da ansiedade.