Ansiedade Jovens

ANSIEDADE PRA QUE?

Quando experimentamos um medo irracional estamos agindo a partir de um padrão que se instaurou em nós há milhões de anos.
Esse padrão pode ter mantido nossos ancestrais seguros contra muitos perigos, mas hoje não nos protege de nada. Ao contrário, devasta nossas vidas. E é aí que somos apanhados pela ansiedade e que nosso poder de pensar e agir de maneira inteligente ficam prejudicados.

Temos um mecanismo biológico e imunológico registrado em nosso cérebro de reação ao estresse:

1 – DETECTE O PERIGO
Se você sofre de ansiedade severa, tenderá a estar sempre em estado de alerta. A realidade é que quanto mais você pensar em perigos, mais ansioso e mais perturbado ficará. Sua própria vigilância lhe causa mal.
2 – TRANSFORME O PERIGO EM CATÁSTROFE
Uma vez detectada e identificada à ameaça futura, não haverá descanso enquanto ela não tiver sido evitada. A pessoa não relaxa, não aproveita situações prazerosas e não presta atenção em mais nada.
3 – CONTROLE A SITUAÇÃO
O terceiro passo é tentar controlar sua ansiedade controlando as coisas que estão a sua volta. O que só piora as coisas, pois esta tentativa de controle é, em si, o produto de um pensamento obsessivo. Os próprios pensamentos ansiosos se tornam a fonte do medo.
4 – EVITE SUA ANSIEDADE OU ESCAPE DELA
Nossa ansiedade leva à procrastinação. Nosso cérebro primitivo nos diz que não devemos fazer nada até que saibamos que é seguro, até que não mais tenhamos medo. Estamos usando as regras certas no momento errado.

A boa notícia é que nosso cérebro pode ser tratado para que este mecanismo passe a ser assertivo atualmente. A reconfiguração deste software arcaico cerebral e disfuncional ocorre através das técnicas utilizadas e comprovadas cientificamente na psicoterapia cognitivo comportamental.