Inteligencia Emocional

APRENDA A LIDAR COM SEUS SENTIMENTOS E CONQUISTE O BEM ESTAR

O papel de nossas emoções é nos proteger, mas e se a iminência de risco não for real?

A ciência  provou recentemente que nossa CRENÇA da necessidade de nos defendermos emocionalmente é que acaba desencadeando nosso pensamento protetivo. Este pensamento protetivo produz reações psicossomáticas e o nosso possível adoecimento.

Nosso humor é determinado por esta forma de pensar. “Nós somos, exatamente o que pensamos a nosso próprio respeito”. Todo mundo tem dias em que acorda de “baixo-astral” achando que alguma coisa vai dar errado. E é este pensamento que desencadeia uma série de reações imunológicas que interferem de forma implacável em nossas atitudes e bem estar.

Em outras palavras, nosso sistema imunológico automaticamente desenvolve formas de nos “proteger” equivocadas as quais podemos chamar de doenças.

Desenvolva habilidades psicoeducativas e tenha controle sobre este processo inconsciente:

1.  Aceite elogios e sinta merecedor. Se priorize e se valorize.

2.  Pratique ações que acumulam alegrias: Assista uma comédia romântica veja um programa “bobo” na tevê, escute uma música dançante, fale besteira com os amigos. Abrir espaço ao divertido da vida ajuda a levar as coisas menos a sério nos afasta de atitudes defensivas.

3. Troque ideias: Dividir seus pontos de vista e escutar opiniões diferentes sobre um mesmo tema é uma maneira de se conhecer melhor, de se valorizar e ver a vida sob outra perspectiva.

4. Evite palavras pejorativas e negativas: Por mais que sejam da “boca para fora”, elas acabam convencendo seu cérebro e, aos poucos, destruindo a sua autoconfiança.

Quando passamos a viver respeitando nossa condição natural imperfeita e humana acessamos nosso potencial desconhecido e isto traz prosperidade emocional e consequente qualidade de vida. Mas este aprendizado vem de nossa experimentação. Processo orientado e dirigido pelo psicoterapeuta. A motivação pode ser seu único empecilho. A psicoterapia, por utilizar estratégias assertivas e personalizadas, é em si motivacional.

Bons relacionamentos com nossos pares são possibilitados devido a esta habilidade emocional saudável e isto garante também sua saúde e consequente longevidade.